Tradutor

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dica de filme : Xingu


Se houve nesse nosso Brasil varonil quem defendesse o direito dos índios de viverem ao seu jeito, esses foram os irmãos Villas Boas. Desde o embrenhamento pelas matas ainda virgens daquele Brasil dos anos 50 e primeiro contato com inúmeras tribos indígenas, eles logo perceberam que somente mantendo seu habitat e culturas próprias, as nações indígenas poderiam sobreviver dignamente. Desse ponto é que parte essa competente obra dirigida por Cao Hamburger: trazer a devida importância da militância dos Villas Boas para a criação do Parque Indígena do Xingu.
Os Villas Boas eram mesmo sujeitos destemidos, uma abordagem diferente ou mais incisiva poderia ter sido muito mais prejudicial do que foi a feita por eles. Sim, mesmo com a melhor das intenções, os irmãos também trouxeram sofrimento ao povo indígena e eles tinham essa noção.
Um filme que merece ser prestigiado!

54 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostei de saber como era a vida dos primeiros habitantes do Brasil.


GABRIEL KEVIN 5C

Anônimo disse...

EU, achei muito legal,e interesante esse, tRAILLER sob os indios e mostra como eles SÃO,capazes de fazer seus,deveres como indio, eu não acho,que eles são preguiçosos,e vc acha? Kelly Dandara 5c.

Anônimo disse...

Estamos muito agradecidos pela oportunidade de conhecer essa história! Gabriel/Cosmo 5C

Anônimo disse...

EU GOSTEI MUITO DO tRAILLER PRETENDO ASSISTIR.
ANA CAROLINA 5C.

Anônimo disse...

Achei enteresante esse triler é legal.
Rillary,5°c

Anônimo disse...

EU,achei muito interesante,esse traille,sob.os,indios,eu acho que eles são capazes de fazer seus deveres LETICIA FEREIRA 5C

Anônimo disse...

EU achei muito legal o video e interesante...

Anônimo disse...

adorei muito zika

Anônimo disse...

eu achei muito legal o filme é muito bom se vc quiser acesse blog no calógeras depois encontro no calógeras e fassa o comentario

Anônimo disse...

Nos adoramoos!!!!

Anônimo disse...

xingu e muito legal ate de mais

Anônimo disse...

nos adoramos o filme

Anônimo disse...

Eu adorei o trailler do filme. Pretendo convidar meu pai para ver comigo!! Luan 5 A

Anônimo disse...

Eu gostei do trailler.Eu gosto de indio e o meu tataravo era indio!! Jonatta 5A

Anônimo disse...

O meu tataravovo era indio, cacique!!! Eu pareço com ele, minha avó que disse. Maicon 5 A

Anônimo disse...

Eles eram os verdadeiros donos da terra, continuam a serem expulsos. Só injustiça.

Anônimo disse...

Belo Monte (de merda!!! ) sou contra!! Parem com isso!

Anônimo disse...

Eu achei esses irmao muitos corajosos de ir no meio do indios.Eles são bonzinhos.

Anônimo disse...

Tenho vontade de conhecer uma ldeia. Lais 5A

Anônimo disse...

Eu tenho vontade de conhcer índios. Agner 5a
Eu também ! Diogo 5a

Anônimo disse...

Gosto das lendas dos indios que mia professora da 4 série contava.Goste do trailler.

Anônimo disse...

Os indios bem que poderiam ter bastante espaço para viver melhor.Juliana 5a

Anônimo disse...

Gostei do triler e bem legal ;)

Anônimo disse...

Eu gostaria que os índios tivessem um lugarzinho parem ficarem em paz. Deixem os indios em paz!!

Anônimo disse...

Deixem o índio viver! Aline 5B

Anônimo disse...

Chega de usinas. Vamos economizar energia, daí não precisa construir mai nenhuma e o índio pode viver né.5B Mateus

Anônimo disse...

O índio é lindo.5B

Anônimo disse...

Ai que eu senti medo da flecha e do índio negão!

Anônimo disse...

Eu achei bem interessante , pois a gente pode conhecer bem mais os nos antes passados.
Victoria e Vanessa 6a

jessica e ariana disse...

Já mataram vários índios agora deixe-os viver.Jessica e Ariana 6ªA

Anônimo disse...

Ja me emocionei só de ver o trailer preciso urgente ver esse filme muito bom!!!!
Leonardo pacheco 6ªA

Anônimo disse...

Ainda não vi o filme mais,eu estou anisioso(a) só pelo treile ja estou emocidado(a).
fico muito triste em saber que os indios são maltratados ,acho que as pessoas deviam pensar no proximo isso é uma maldade.
Dilma porvafor pense nisso, só pensamos em justiçapelos indios.
ass: Jean e Leticia v.

Anônimo disse...

Parece ser um filme bem interessante e legal irei assistir

Anônimo disse...

Eu acho terrivel ,os indios só querem um espaço para viver

erica disse...

coisa orrivel

Anônimo disse...

Bom,Eu Yasmin E Eu Raquel Achamos O Filme Xingu Muito Interessante Pois Mostra Um Pouco Do Que Esta Acontecendo Na Amazonas. Queria Muito Que Tivesse Uma Maneira De Alguem Impedir O Desmatamento !!

Anônimo disse...

os indios so queriam viver neum lugar seguro

Anônimo disse...

Todo mundo tem Direitos Iguais,se fosse o lugar onde eles morava ele não ia gosta,eles tambem iam ficar revoltado
Marcelo 6ºc

Anônimo disse...

os indios so queriam viver no lugar deles tudo traquilo e seguro!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Tadinhos do índios. Serão banidos.

Anônimo disse...

A Amazônia vai acabar. A humanidade tb.

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante pois mostra um pouco do que acontecendo no filme Xingu
E muito legal...


assi:Michele dos santos lima

6-c

Anônimo disse...

Eles são bons e ruins os irmãos. Se eles não tivesse ido lá tb não tinha ajudado o brancos entrar no meio do índio.Eu acho. 6C

Anônimo disse...

oriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiivel odiei e uma porcaria uma merda

Anônimo disse...

orrivel? Aprende a escrever, depois cometa!

Anônimo disse...

muito legal!!!

Anônimo disse...

Eu achei legal o fato de os índios terem um local só para eles.Jeniffer 7B

Anônimo disse...

Eles devem estar tristes lá no céu, pq eles não conseguiram proteger os índios. Acabei de ver no Google earth que tá cheio de plantações bem perto das aldeias.
6 série

Anônimo disse...

Xi.. é bem verdade essa história de 1 campo de futebol por dia. Muito triste.

Anônimo disse...

A Amazônia é tão longe que nem parece que fica no nosso país.Os índios são tão poucos que nem parece que são nossos ancestrais.

Anônimo disse...

Eram doidos esses irmaos pra sair da cidade e ir pra meio do mato se meter com índio, bicharada mordendo, doença...

Anônimo disse...

Os funcionários de Belo Monte tão de greve.

Anônimo disse...

nassa meu pai do seu porfessora camila por favor fassa atualisasoes nesse bolg por favor essquerva coisas q os adolesenmtes se em teremses ta !!!!!!!!!!!!! bjs do seu aluno felipe camargo 6c

Anônimo disse...

eu vi o fiome e achei daora mais eu nao em tedi quasi nada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!